José Manuel Fonseca apresenta tendências da corretagem de seguros na "Semana del Seguro"

José Manuel Fonseca apresenta tendências da corretagem de seguros na
21.02.2019
José Manuel Dias da Fonseca, Chairman da Brokerslink e CEO do Grupo MDS, é um dos oradores convidados da "Semana del Seguro 2019”, um dos principais eventos do setor segurador em Espanha. O gestor português apresenta hoje as grandes tendências e desafios que se colocam ao setor da corretagem de seguros a nível internacional.

Segundo José Manuel Dias da Fonseca "vivemos hoje um desafio diferente, o desafio da transformação digital, das alterações nos próprios clientes, com modelos de gestão cada vez mais complexos, e mesmo mudanças nas sociedades humanas. Questões como as catástrofes naturais, o terrorismo, os riscos cibernéticos, são grandes desafios para a atividade de corretagem de seguros e têm obrigado o setor a evoluir numa lógica cada vez mais de consultoria, de parceria estratégica com os clientes, do ponto de vista de conhecimento, de aconselhamento e de solução”.

Fruto desta realidade, o papel do broker de seguros é hoje cada vez mais indispensável e relevante. A componente transacional continua a ser muito importante, mas tem hoje um peso menor, estando o grande  valor acrescentado no serviço ao cliente e na consultoria.

"Esta profunda transformação vai criar um processo seletivo e de consolidação no setor que, a par com a transformação digital, terá impacto no modelo e ferramentas de gestão das empresas, bem como na forma de relacionamento com os clientes e com o próprio mercado", afirma o CEO do Grupo MDS.

Transformação digital é crítica para o setor
Um dos pilares do desenvolvimento do setor da corretagem de seguros e consultoria de risco é a transformação digital, pois permite prestar um melhor serviço aos clientes e criar novos modelos de negócio, com vantagens para clientes, corretores e seguradoras. As empresas que não conseguirem investir e acompanhar esta transformação poderão ver a sua sustentabilidade colocada em causa.

"Os brokers devem ser capazes de aproveitar as oportunidades que a tecnologia e a revolução digital nos proporcionam, o que implica muita experiência e investimento” adianta.

Na apresentação, que se realiza hoje em Madrid, o chairman da Brokerslink realça também a importância dos brokers relativamente aos riscos emergentes: "Os desafios que as empresas enfrentam são cada vez mais complexos. A evolução das sociedades e das economias introduz novos riscos, alguns deles muito impactantes. Os brokers, até pelo volume de informação, conhecimento e experiência que acumulam ao longo do tempo, têm a capacidade de os transformar em soluções que permitam aos seus clientes enfrentá-los”, conclui.

Mais de 3.000 participantes
A Semana del Seguro, organizada pelo INESE, é o principal ponto de encontro do setor de seguros em Espanha, recebendo mais de 3.000 participantes. Durante o evento, que celebra a sua 26ª edição, os participantes podem assistir a apresentações sobre o mercado segurador, as suas problemáticas e tendências.

O evento, que se realiza no Centro de Convenciones Norte de IFEMA, em Madrid, integra também 18º Encontro de Corretores e Corretagem de Seguros de Espanha, e tem como objetivo promover e apoiar os processos de mudança com foco na melhoria do mercado de seguros, em todas as áreas. Para isso, o INESE conta com a colaboração e participação de diferentes profissionais das mais importantes instituições, seguradoras, organizações profissionais, associações de corretores, empresas de serviços e consultores, entre os quais os responsáveis da MDS e da Brokerslink.

Na conferência será também apresentado o exemplo da Brokerslink, empresa global de corretagem de seguros criada pela MDS a partir de Portugal, que é hoje uma multinacional com presença em mais de 100 países, responsável pela gestão de um volume de prémios anual superior a 20 mil milhões de dólares.

Com mais de 18.000 profissionais oriundos de todos os continentes e alicerçada na competência técnica e comercial dos seus Partners e Affiliates, a Brokerslink posiciona-se como uma plataforma importante de partilha de conhecimento, de dinamização de negócio, de relacionamento com seguradores globais, e de construção de novo negócio.